A nimesulida expõe os pacientes a danos fatais no fígado. Quando um medicamento anti-inflamatório não esteroidal é necessário, é melhor usar um com um equilíbrio de danos benéficos favorável, como o ibuprofeno. As autoridades da UE não protegem os consumidores.
A Sociedade Internacional de Boletins de Medicamentos (ISDB) considera inaceitável que a nimesulida tenha sido autorizada a permanecer na Europa e em alguns outros mercados do mundo. Este anti-inflamatório não esteroidal (AINE) não oferece nenhuma vantagem terapêutica ou melhor segurança gastrointestinal em comparação com outros AINEs, enquanto expõe os pacientes a um risco maior de distúrbios hepáticos fatais.
A nimesulida nunca foi aprovada para uso em países como EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão e outros países devido a preocupações com seu perfil de segurança.
Em 2002, a Finlândia e a Espanha retiraram a nimesulida do mercado após relatos de sérios danos ao fígado. Casos incluindo 2 mortes também foram relatados na França na época. A Irlanda e Cingapura decidiram retirar a nimesulida do mercado em 2007.
A Agência Europeia de Medicamentos confirmou os riscos hepáticos associados à nimesulida em 2007, mas limitou-se a limitar a duração do tratamento, deixando os doentes expostos a um risco fatal injustificável. Essas medidas tímidas são ainda mais inaceitáveis, pois vários outros AINEs disponíveis são igualmente eficazes e menos perigosos.
Como a maioria dos relatores dos estados membros da UE que reavaliaram a nimesulida concluíram que o produto deveria permanecer no mercado? Por que há tanta inconsistência entre os estados membros da UE?
O Comité dos Medicamentos para Uso Humano (CHMP) avaliou os danos causados pela nimesulida em total sigilo e é absolutamente inaceitável que as autoridades de saúde da UE decidam limitar apenas a duração da utilização sem apresentar os fundamentos desta decisão.
A relutância da Comissão da UE em retirar a nimesulida leva os cidadãos da UE a ficarem injustificadamente expostos a danos evitáveis.
A nimesulida deve ser proibida na União Europeia e no resto do mundo.
A Sociedade Internacional de Boletins de Medicamentos (ISDB)
A Sociedade Internacional de Boletins de Medicamentos (ISDB) é uma rede mundial de boletins e revistas sobre Medicamentos e terapêuticas que são financeira e intelectualmente independentes da indústria farmacêutica.
Mais informações em: www.isdbweb.org
Comunicado de imprensa
Dezembro de 2007
Contato:
Dick Bijl
president@isdbweb.org
Christophe Kopp
ckopp@prescrire.org
Clica aqui para ver a resposta
Ver mais informações detalhada sobre nimesulida
Sim, continuar a ler...