Losartana para que serve?

Nome genérico: Losartana
Marcas: Cozaar
Classe de medicamentos: bloqueadores dos receptores da angiotensina

Losartan é utilizado para tratar a pressão arterial elevada (hipertensão) e para ajudar a proteger os rins dos danos causados pela diabetes. Também é usado para diminuir o risco de derrames em pacientes com pressão alta e coração aumentado. Reduzir a pressão alta ajuda a prevenir derrames, ataques cardíacos e problemas renais. Losartan pertence a uma classe de medicamentos chamados bloqueadores dos receptores da angiotensina (BRA). Funciona relaxando os vasos sanguíneos para que o sangue possa fluir mais facilmente.

O que é losartana?

Losartan pertence a um grupo de medicamentos chamados antagonistas dos receptores da angiotensina II. Ele evita que os vasos sanguíneos se estreitem, o que reduz a pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo.

Losartan é utilizado para tratar a pressão arterial elevada (hipertensão). Também é usado para diminuir o risco de acidente vascular cerebral em certas pessoas com doenças cardíacas.

Losartan é usado para retardar danos renais a longo prazo em pessoas com diabetes tipo 2 que também têm pressão alta.

Avisos

Não use losartana se estiver grávida. Pare de usar e informe o seu médico imediatamente se engravidar. Este medicamento pode causar lesões ou morte ao feto se tomar o medicamento durante o segundo ou terceiro trimestre. Use controle de natalidade eficaz.

Você não deve usar este medicamento se for alérgico a losartana.

Se você tem diabetes, não use losartana junto com qualquer medicamento que contenha alisquireno (Amturnide, Tekturna, Tekamlo, Valturna).

Em casos extremamente raros, a losartana pode causar uma condição que resulta na ruptura do tecido muscular esquelético, potencialmente levando à insuficiência renal. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver dor muscular inexplicável, sensibilidade ou fraqueza, especialmente se também tiver febre, cansaço incomum e urina de cor escura.

Antes de tomar este medicamento

Se você tem diabetes, não use losartana junto com qualquer medicamento que contenha alisquireno (Amturnide, Tekturna, Tekamlo, Valturna). Você também pode precisar evitar tomar este medicamento com alisquireno se tiver doença renal.

Para se certificar de que este medicamento é seguro para si, informe o seu médico se tiver:

  • doenca renal;
  • doença hepática;
  • insuficiência cardíaca congestiva;
  • um desequilíbrio eletrolítico (como níveis baixos de potássio no sangue); ou
  • se estiver desidratado.

Não use se você estiver grávida. Pare de usar e informe o seu médico imediatamente se engravidar. A losartana pode causar ferimentos ou morte ao feto se você tomar o medicamento durante o segundo ou terceiro trimestre. Use controle de natalidade eficaz.

Não se sabe se a losartana passa para o leite materno ou se pode prejudicar o bebê em amamentação. Você não deve amamentar enquanto estiver usando este medicamento.

Como devo tomar losartana?

Tome losartana exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções na etiqueta da prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose para se certificar de que obtém os melhores resultados. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Você pode tomar losartana com ou sem alimentos.

Ligue para o seu médico se tiver vômitos ou diarreia contínuos ou se estiver suando mais do que o normal. Você pode facilmente ficar desidratado enquanto estiver tomando este medicamento, o que pode levar a uma pressão arterial gravemente baixa ou a um sério desequilíbrio eletrolítico.

Sua pressão arterial precisará ser verificada com frequência. Visite seu médico regularmente.

Pode levar de 3 a 6 semanas de uso de losartana antes que sua pressão arterial diminua um pouco. Para melhores resultados, continue a usar a medicação como indicado. Fale com o seu médico se os seus sintomas não melhorarem após 3 semanas de tratamento.

Se você estiver sendo tratado para pressão alta, continue usando este medicamento mesmo que se sinta bem. A pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas. Você pode precisar usar medicação para pressão arterial pelo resto de sua vida.

Armazenar em temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz.

Informações de dosagem

Dose adulta usual para nefropatia diabética:

Dose inicial: 50 mg por via oral uma vez ao dia.
Dose de manutenção: 25 a 100 mg por via oral em 1 a 2 doses divididas.

Dose adulta usual para hipertensão:

Dose inicial: 50 mg por via oral uma vez ao dia.
Dose de manutenção: 25 a 100 mg por via oral em 1 a 2 doses divididas.

O que acontece se eu perder uma dose?

O que acontece se eu perder uma dose?

O que acontece se eu tiver uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda para envenenamento.

O que devo evitar?

Beber álcool pode diminuir ainda mais a pressão arterial e pode aumentar certos efeitos colaterais do losartan.

Não utilize suplementos de potássio ou substitutos do sal enquanto estiver a tomar este medicamento, a menos que o seu médico lhe tenha indicado.

Evite levantar-se muito rápido de uma posição sentada ou deitada, ou você pode sentir tonturas. Levante-se devagar e estabilize-se para evitar uma queda.

Efeitos colaterais de losartana

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver algum destes sinais de reação alérgica ao losartan: urticária; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Em casos extremamente raros, a losartana pode causar uma condição que resulta na ruptura do tecido muscular esquelético, levando a uma potencial insuficiência renal. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver dor muscular inexplicável, sensibilidade ou fraqueza, especialmente se também tiver febre, cansaço incomum e urina de cor escura.

Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:

  • uma sensação de que você pode desmaiar;
  • dor ou ardor ao urinar;
  • pele pálida, sensação de tontura ou falta de ar, ritmo cardíaco acelerado, dificuldade de concentração;
  • chiado, dor no peito;
  • sonolência, confusão, alterações de humor, aumento da sede, perda de apetite, náuseas e vômitos;
  • inchaço, ganho de peso, falta de ar, urinar menos do que o habitual ou nada; ou
  • potássio elevado (frequência cardíaca lenta, pulso fraco, fraqueza muscular, sensação de formigueiro).

Os efeitos colaterais comuns da losartana podem incluir:

  • sintomas de resfriado ou gripe, como nariz entupido, espirros, dor de garganta, febre;
  • tosse seca;
  • cãibras musculares;
  • dor nas pernas ou nas costas;
  • dor de estômago, diarréia;
  • dor de cabeça, tontura;
  • sensação de cansaço; ou
  • problemas de sono (insônia).

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais.

Que outros medicamentos afetarão o losartan?

Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa e aqueles que você começa ou para de usar durante o tratamento com losartana, especialmente:

  • um diurético ou "pílula de água";
  • outros medicamentos para pressão arterial;
  • lítio;
  • celecoxib; ou
  • aspirina ou outros AINEs (anti-inflamatórios não esteróides), como ibuprofeno (Advil, Motrin), naproxeno (Aleve), celecoxib, diclofenaco, indometacina, meloxicam e outros.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com a losartana, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicamentos.